21 SET
Tomada de decisão baseada em evidências

Tomada de decisão baseada em evidências

“Sem dados você é apenas uma pessoa com uma opinião”, já ensinava DEMING, um dos maiores gurus da excelência em gestão. A tomada de decisão baseada em fatos e dados sempre foi um dos fundamentos da gestão da qualidade, e a nova ISO 9000:2015 incluiu esse preceito como um dos sete (7) Princípios da Gestão da Qualidade

Leia Mais
25 JUL
Olha o tempo da transição! Está acabando

Olha o tempo da transição! Está acabando

Como tem sido amplamente noticiado, a partir de 15 de setembro de 2018 os atuais certificados ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 perdem a validade. Apesar de não possuirmos dados atualizados e confiáveis, as informações disponíveis são de que algo entre 60% e 70% das empresas ainda não terminaram o processo de transição. E estamos a menos de um (1) mês da data limite!!!

Leia Mais
24 JUL
Adenddum 2 da API Spec Q1 - 9º Edição

Adenddum 2 da API Spec Q1 - 9º Edição

Emitido em 08 de junho de 2018, o Addendum 2 da API Q1 9ª edição traz 13 (treze) modificações nos requisitos da norma, que vão exigir mudanças nos Sistemas de Gestão da Qualidade das organizações que possuem a certificação API Q1 ou a Licença de Uso do Monograma API. A data efetiva de validade das alterações é junho de 2019.

Leia Mais
30 SET
O tempo para a transição está passando para ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015

O tempo para a transição está passando para ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015

Todas as empresas que possuem certificação ISO 9001:2008 ou ISO 14001:2004 terão que se recertificar até outubro de 2018 atendendo agora às novas versões nas normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015.

Leia Mais
05 FEV
Implementando as novas normas

Implementando as novas normas

O estudo ONU/ISO/IAF/INMETRO verificou que 88% dos respondentes da pesquisa optaram por usar serviços de consultoria para ajuda-los com a implementação de seu sistema de gestão da qualidade e 44% disseram que o uso continuado da consultoria os ajuda a se manter em conformidade com a ISO 9001. 95% se declararam muito satisfeito ou satisfeito.

Leia Mais
13 JAN
ISO 9001:2015 - Requisitos x Princípios

ISO 9001:2015 - Requisitos x Princípios

Os sete princípios da gestão da qualidade são os fundamentos nos quais se baseiam os requisitos da ISO 9001:2015. Conhecer esta relação ajuda a compreender e interpretar melhor estes requisitos.

Leia Mais
11 JAN
Documentação necessária para um sistema de gestão

Documentação necessária para um sistema de gestão

Um dilema freqüente que as empresas enfrentam quando implantam um sistema de gestão certificável é o que devemos documentar e, se resolvermos documentar, o quão detalhado devem ser os manuais e procedimentos.

Leia Mais
16 DEZ
API Q1 9ª edição e a nova ISO 9001:2015

API Q1 9ª edição e a nova ISO 9001:2015

Empresas que possuem certificação API Q1 9ªEdição e ISO 9001:2008 foram informadas, pela Certificadora API, que todas as auditorias de manutenção e/ou recertificação, previstas para após setembro de 2016, serão realizadas com base na nova ISO 9001:2015. Para as empresas certificadas pelo API isso levanta a questão: existem muitas diferenças entre a API Q1 e a ISO 9001:2015?

Leia Mais
09 DEZ
O Processo de Inovação

O Processo de Inovação

Tem ficado cada vez mais evidente que a inovação é um conceito estratégico para a sobrevivência das organizações.

Leia Mais
21 NOV
Qualidade percebida

Qualidade percebida

Falamos sempre em qualidade como um diferencial de mercado e todos já sabem a importância disto em um mundo cada vez mais competitivo. Não falamos mais de concorrentes locais e sim globais.

Leia Mais
08 NOV
O Custo da Não-Qualidade

O Custo da Não-Qualidade

O Custo da Não-Qualidade pode ser definido como o custo resultante dos recursos empregados na realização de um produto (serviço) que não atendeu aos requisitos especificados e que pode ser resumido como o custo de defeitos no processo, produto ou serviço.

Leia Mais
08 NOV
O Sucesso do Sistema de Gestão

O Sucesso do Sistema de Gestão

Todos os envolvidos em implantação e manutenção de Sistemas de Gestão sabem da importância do envolvimento da Alta Direção e do corpo gerencial da organização.

Leia Mais