30 SET
O tempo para a transição está passando para ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015

O tempo para a transição está passando para ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015

Todas as empresas que possuem certificação ISO 9001:2008 ou ISO 14001:2004 terão que se recertificar até outubro de 2018 atendendo agora às novas versões nas normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015.

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05 FEV
Implementando as novas normas

Implementando as novas normas

O estudo ONU/ISO/IAF/INMETRO verificou que 88% dos respondentes da pesquisa optaram por usar serviços de consultoria para ajuda-los com a implementação de seu sistema de gestão da qualidade e 44% disseram que o uso continuado da consultoria os ajuda a se manter em conformidade com a ISO 9001. 95% se declararam muito satisfeito ou satisfeito.

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13 JAN
ISO 9001:2015 - Requisitos x Princípios

ISO 9001:2015 - Requisitos x Princípios

Os sete princípios da gestão da qualidade são os fundamentos nos quais se baseiam os requisitos da ISO 9001:2015. Conhecer esta relação ajuda a compreender e interpretar melhor estes requisitos.

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11 JAN
Documentação necessária para um sistema de gestão

Documentação necessária para um sistema de gestão

Um dilema freqüente que as empresas enfrentam quando implantam um sistema de gestão certificável é o que devemos documentar e, se resolvermos documentar, o quão detalhado devem ser os manuais e procedimentos.

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16 DEZ
API Q1 9ª edição e a nova ISO 9001:2015

API Q1 9ª edição e a nova ISO 9001:2015

Empresas que possuem certificação API Q1 9ªEdição e ISO 9001:2008 foram informadas, pela Certificadora API, que todas as auditorias de manutenção e/ou recertificação, previstas para após setembro de 2016, serão realizadas com base na nova ISO 9001:2015. Para as empresas certificadas pelo API isso levanta a questão: existem muitas diferenças entre a API Q1 e a ISO 9001:2015?

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09 DEZ
O Processo de Inovação

O Processo de Inovação

Tem ficado cada vez mais evidente que a inovação é um conceito estratégico para a sobrevivência das organizações.

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21 NOV
Qualidade percebida

Qualidade percebida

Falamos sempre em qualidade como um diferencial de mercado e todos já sabem a importância disto em um mundo cada vez mais competitivo. Não falamos mais de concorrentes locais e sim globais.

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08 NOV
O Custo da Não-Qualidade

O Custo da Não-Qualidade

O Custo da Não-Qualidade pode ser definido como o custo resultante dos recursos empregados na realização de um produto (serviço) que não atendeu aos requisitos especificados e que pode ser resumido como o custo de defeitos no processo, produto ou serviço.

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08 NOV
O Sucesso do Sistema de Gestão

O Sucesso do Sistema de Gestão

Todos os envolvidos em implantação e manutenção de Sistemas de Gestão sabem da importância do envolvimento da Alta Direção e do corpo gerencial da organização.

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07 NOV
Aplicação dos conceitos de Eficácia e Eficiência

Aplicação dos conceitos de Eficácia e Eficiência

Os conceitos de eficiência e eficácia nem sempre são bem entendidos e são fundamentais na gestão de uma empresa. O monitoramento da eficiência e eficácia dos processos leva a empresa a analisar e melhorar seus processos de negócio.

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07 NOV
Extroversão e Competência são coisas diferentes

Extroversão e Competência são coisas diferentes

Em seu excelente livro O Poder dos Quietos a autora americana Susan Cain explica como os introvertidos estão mudando o mundo. Nossa Sociedade confunde extroversão com competência. E isto está tão enraizado que uma mãe, se nota que seu filho é introvertido (ou tímido), acha que isso é um “defeito” e que deve ser tratado com psicólogos. A realidade mostra que grandes sábios da humanidade eram introvertidos (Einstein por exemplo).

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30 SET
Porque não alcançamos as metas

Porque não alcançamos as metas

A forma recomendada para o estabelecimento de metas de desempenho é o benchmarking.

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