O Custo da Não-Qualidade

Para entendermos melhor vamos nos lembrar de alguns conceitos:
Qualidade: podemos definir qualidade como a capacidade para atingir os objetivos operacionais visados.
Produto (serviço): resultado de um processo
Processo: Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas).

O Custo da Não-Qualidade pode ser definido como o custo resultante dos recursos empregados na realização de um produto (serviço) que não atendeu aos requisitos especificados e que pode ser resumido como o custo de defeitos no processo, produto ou serviço.

Uma das formas de identificar o desperdício é manter o controle do processo, e para conhecê-lo. Segundo Falconi (1999), para que possamos controlar os processos temos que medir seus resultados: "Somente conseguimos gerenciar aquilo que podemos controlar e somente controlamos o que podemos medir.” Para que isso aconteça a cada dia mais empresas reconhecem a importância da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

O SGQ, é um conjunto de processos interligados, integrados, gerenciados de forma pré-estabelecida, permitindo controlar todas as atividades de uma organização. O SGQ viabiliza medir a eficiência e verificar a eficácia das ações tomadas, com foco específico na satisfação do cliente e na melhoria contínua dos processos. O SGQ proporciona segurança à alta direção nas tomadas de decisões, pois possibilita a leitura de indicadores de desempenho da organização.

Quando algum processo não é executado como foi determinado, existe uma grande chance de haver problemas no resultado deste processo, o chamado "Problema” na verdade é uma "Não-Conformidade” no processo que resulta na não-qualidade.
Custo da não-qualidade

Quanto custa para a empresa produtos e serviços gerados com 
"Não-Conformidade”?

Custo do retrabalho
Reclamação de clientes
Perda de produtividade
Perda de credibilidade no mercado

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário