O Sucesso do Sistema de Gestão
Todos os envolvidos em implantação e manutenção de Sistemas de Gestão
sabem da importância do envolvimento da Alta Direção e do corpo gerencial da
organização para que o Sistema seja eficazmente implantado e mantido, este é o
primeiro passo para o sucesso. Por outro lado, quando isso não acontece, sérias
dificuldades surgem, pois, sem autoridade para realizar a implantação ou
manutenção do sistema, dificilmente a equipe responsável será capaz de realizar
um bom trabalho.
Perceber os fatores motivacionais e sua influência no comportamento da
força de trabalho é um segundo fator para o sucesso, pois a qualidade deve ser
inerente a cada atividade. Este é um trabalho árduo e incessantemente
discutido.
A palavra motivação (derivada do latim motivus, movere, que significa
mover) indica o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica,
induz, incentiva, estimula ou provoca algum tipo de ação ou comportamento
humano.
Foi realizada uma pesquisa que mostra os fatores desmotivacionais e os
motivacionais para alcançarmos o sucesso com o Sistema de Gestão: (fonte: Total
Qualidade)
Os fatores desmotivacionais do SGQ:
1 - Falta de ética no SGQ, a utilização de autoridade para pular etapas
em procedimentos, e a atribuição de maior importância e autoridade à produção,
deixando a qualidade em segundo plano;
2 - Alta Direção ausente, que além de não participar do SGQ, dá mais atenção à produção e ao certificado do que à implementação eficaz dos requisitos do sistema;
3 - Compromisso com o SGQ apenas nas semanas de auditoria, esse item foi bastante comentado, e reflete em muitos casos o descompromisso pela gerência e alta direção com a conformidade do SGQ. Eu particularmente concordo e já ouvi em alguns casos frases do tipo: " Não há nada mais desmotivante do que a diretoria ficar ausente 353 dias no ano e só se preocupar com o SGQ durante apenas 7 ."
Já os fatores motivacionais:
1 - Presença e apoio da alta direção, participando, fornecendo recursos
e incentivando os colaboradores no que for necessário no dia a dia;
2 - Participação de todos, união, integração com elevado empowerment. Quando todos compram a causa é mais motivante trabalhar na qualidade;
3 - Participação de treinamentos e eventos ligados a qualidade, principalmente externos, proporcionando a possibilidade de irrigar com novas ideias o SGQ da empresa