Extroversão e Competência são coisas diferentes

Mas não se pode enganar todo mundo o tempo todo. Aproveitando a época de Copa do Mundo, vamos usar uma imagem muito conhecida de todo torcedor: o do jogador que "joga para a arquibancada” e o jogador que "joga para o time”. Qual deles você prefere em sua equipe?
Para evitar esta armadilha é fundamental definirmos a competência requerida para o desempenho de cada posto na empresa. De acordo com a norma de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001, a competência é composta por quatro (4) fatores:
1.Educação (escolaridade)
2.Experiência (na atividade)
3.Conhecimentos (específicos do cargo)
4.Habilidade (aptidão, destreza, habilitações)
Esses fatores são interdependentes e a diminuição de um pode ser compensada pelo aumento de outro. Por exemplo, menos escolaridade pode ser compensada por mais experiência, menos conhecimento técnico pode ser compensado por mais destreza.
A tarefa de definir a competência requerida por cada posto na empresa é uma etapa fundamental do caminho rumo a excelência e competitividade. É uma tarefa árdua mas não deve ser relegada a segundo plano ou deixada a cargo de pessoas que não conhecem o negócio da empresa. Esta é uma definição com grande impacto no futuro da empresa.
Não se deixe levar pelas aparências. Ao buscar pessoas para ocuparem postos em sua empresa, analise cuidadosamente as competências requeridas pelo posto e as compare com as do seu candidato. Se ele não preencher os requisitos, você pode tomar ações como treinamentos, rotações, mentoring, entre outras. Mas você estará tomando decisões em bases técnicas e não por aparência.

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