ISO 9001:2015 - Requisitos x Princípios

Requisitos x Princípios da Qualidade

RELAÇÃO ENTRE REQUISITOS E PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE

(FONTE:APCER-GUIA 9001:2015)

A APCER - Associação Portuguesa de Certificação é um organismo português privado que se dedica à certificação de Sistemas de Gestão, Serviços, Produtos e Pessoas, com muita tradição e credibilidade internacional.

A APCER publicou um Guia da ISO 9001:2015 do qual extraímos as informações abaixo, e complementamos, para compartilhar com quem quer entender realmente os requisitos da Norma e como se aplicam os 7 Princípios da Qualidade, no Sistema de Gestão.

PRINCÍPIO 1 – FOCO NO CLIENTE:

 O foco principal da gestão da qualidade é atender às necessidades dos clientes e empenhar-se em exceder as expectativas dos clientes

4.2

Compreender as necessidades e as expetativas das partes interessadas

5.1.1

Liderança e comprometimento

5.1.2

Foco no cliente

5.2

Política

5.3

Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais.

6.2

Objetivos da qualidade e planejamento para alcança-los

8.2

Requisitos para produtos e serviços

8.3

Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços

8.5.3

Propriedade pertencente a clientes ou provedores externos

8.5.5

Atividades pós-entrega

9.1.2

Satisfação do cliente

 

 

 

 


 

 

 

 


PRINCÍPIO 2 – LIDERANÇA

Os líderes estabelecem, a todos os níveis, unidade de propósito e direcionamento e criam as condições para que as pessoas estejam engajadas para alcançar os objetivos da qualidade da organização. 

5.1

Liderança e comprometimento

5.2

Política

5.3

Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais

6.2

Objetivos da qualidade e planejamento para alcança-los

7.1

Recursos

7.3

Consciencialização

7.4

Comunicação

9.3

Análise crítica pela Direção

 


PRINCÍPIO 3 – ENGAJAMENTO DAS PESSOAS

 

Pessoas competentes, com poder e engajadas, em todos os níveis na organização, são essenciais para aumentar a capacidade da organização em criar e entregar valor.

5.1.1

Liderança e comprometimento

5.3

Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais

7.2

Competências

7.3

Consciencialização

7.4

Comunicação

PRINCÍPIO 4 – ABORDAGEM POR PROCESSOS:

Resultados consistentes e previsíveis são alcançados de forma mais eficaz e eficiente quando as atividades são compreendidas e gerenciadas como processos inter-relacionados que funcionam como um sistema coerente.


PRINCÍPIO 5 – MELHORIA:

As organizações de sucesso têm um foco contínuo na melhoria.

5.1

Liderança e comprometimento

5.2

Política

6.1

ões para abordar riscos e oportunidades

9.1

Monitoramento, medição, análise e avaliação

10

Melhoria


PRINCÍPIO 6 - TOMADA DE DECISÃO COM BASE EM EVIDÊNCIA

 

Decisões com base na análise e avaliação de dados e informações são mais propensas a produzir resultados desejados.

4.1

Entendendo a organização e o seu contexto

4.2

Entendendo as necessidades e expetativas das partes interessadas

4.4

Sistema de gestão da qualidade e seus processos

7.1.5

Recursos de monitorização e medição

9.1

Monitoramento, medição, análise e avaliação


 PRINCÍPIO 7 – GES TÃO DE RELACIONAMENTO

Para o sucesso sustentado, as organizações gerenciam seus relacionamentos com as partes interessadas pertinentes, como provedores.

4.2

Entendendo as necessidades e as expetativas das partes interessadas

7.4

Comunicação

8.4

Controle de processos, produtos e serviços providos externamente


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