Porque não alcançamos as metas

 PORQUE NÃO ALCANÇAMOS AS METAS DE MEDALHAS NAS OLIMPÍADAS – PARTE 3

Nas partes 1 e 2 deste artigo comentamos as formas mais usadas de se estabelecer metas de desempenho, baseados seja no desempenho passado, seja baseado em análises técnicas, que geralmente levam a metas não alcançadas então à desmotivação da equipe da organização.

A forma recomendada para o estabelecimento de metas de desempenho é o benchmarking. Neste método identificados as organizações (ou equipes) cujo desempenho queremos alcançar ou ultrapassar e procuramos identificar como essas organizações (ou equipes) conseguem aquele nível de desempenho, permitindo então o estabelecimento de planos de ação que podem levar ao alcance das metas. Essa organização que escolhemos para comparar nosso desempenho é chamado de referencial de excelência.

Nas olimpíadas Rio 2016 tivemos o exemplo da Grã-Bretanha, que superou a China como a 2ª maior potência olímpica, mesmo considerando a ausência da Rússia nas competições de atletismo. Como eles conseguiram isso? Quanto tempo isso levou? Qual a investimento necessário?

A escolha do Referencial de Excelência é de fundamental importância, pois isso vai estabelecer até onde vamos alcançar. Se escolhermos como referencial uma organização que é líder regional, seremos no máximo líder regional. Se o referencial for líder nacional, seremos no máximo líder nacional.

Não deveria ser então uma surpresa não termos alcançado as metas de medalhas nas olimpíadas Rio 2016. Elas não foram estabelecidas com a antecedência suficiente para implantarmos planos de ação para a melhoria do desempenho de nossas equipes, assim como não tinham referencias de excelência para nos orientarmos em como alcançar esses resultados.


Compartilhe essa página

Deixe seu comentário