Implementando as novas normas

Como implementar a versão 2015 da norma ISO 9001 ou ISO 14001

Recentemente foi publicado no Brasil o estudo Impacto da Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 no Brasil, desenvolvido pelo INMETRO seguindo uma metodologia aplicada em vários países pela UNIDO (Agencia da ONU para o Desenvolvimento Econômico), IAF (International Accreditation Forum) e a própria ISO (International Organization for Standartization). Foi realizada uma pesquisa via web com mais de 12000 empresas e visitadas 92 organizações, fornecendo uma base amostral sólida para as conclusões apresentadas.
O estudo contempla vários aspectos da certificação:

  • Benefícios econômicos da ISO 9001;
  • Outros sistemas de gestão e critérios de seleção de fornecedores;
  • Credibilidade da ISO 9001; Percepções dos compradores sobre seus fornecedores certificados ISO 9001;
  • Tratamento de reclamações de clientes;
  • Percepções das organizações certificadas ISO 9001;
  • Uso de consultores;
  • Uso do sistema de gestão da qualidade para impulsionar melhorias;
  • Acompanhamento de mercado de organizações certificadas;
  • Desempenho de organizações certificadas;
  • Áreas fracas de implementação da ISO 9001;
  • Diferenças no desempenho dos organismos de certificação.
Vamos nos ater aqui sobre apenas um dos vários aspectos analisados, o uso de consultores da qualidade. Quais seriam os prós e contras de se utilizar consultores para ajudar na implementação ou migração de sistemas de gestão da qualidade? Esse é um assunto muito relevante para o sucesso do projeto de implementação e/ou migração de um sistema de gestão da qualidade, e por isso a ISO publicou a ISO 10019 Diretrizes para a seleção de consultores de sistemas de gestão da qualidade e uso de seus serviços.
 

Comparação das estratégias de contratar um Consultor Versus Faça você mesmo

 

Contratar um Consultor

Faça você mesmo

Contratar um consultor custa caro.

Usar sua própria equipe também custa, mas esse custo já está embutido em sua folha de pagamento.

Em função de suas experiências anteriores e do projeto ser seu único objetivo, aumenta as chances do projeto terminar no prazo e com sucesso.

Em função das prioridades da rotina de trabalho da equipe, é bastante comum o projeto atrasar ou não alcançar seus objetivos.

O consultor já sabe o que é necessário focar para atender aos requisitos das normas (principalmente nos novos requisitos) e já desenvolveu os métodos e documentos requeridos pelas normas.

Existem modelos disponíveis na internet, mas são genéricos e sem adaptações às características da empresa muitas vezes não são úteis.

O consultor pode oferecer um modelo básico e orientar objetivamente a equipe da empresa sobre o desenvolvimento dos novos métodos e documentos.

O envolvimento da equipe durante o desenvolvimento dos novos métodos e documentos tende a ser maior.

A experiência com outras organizações ajuda na identificação de oportunidades de melhorias na gestão da empresa.

É difícil para quem vive a muito tempo a rotina da empresa "enxergar” onde são necessárias melhorias.

O consultor realiza os treinamentos para a formação de auditores internos.

É necessário contratar e/ou matricular cursos externos para formar auditores internos.


Essas mesmas conclusões são válidas para a implantação ou transição do sistema de gestão ambiental para a ISO 14001:2015. Se você precisa implementar um sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2015 ou um sistema de gestão ambiental ISO 14001:2015 solicitem uma visita de nossos consultores para uma conversa sobre esse projeto.O estudo ONU/ISO/IAF/INMETRO verificou que 88% dos respondentes da pesquisa optaram por usar serviços de consultoria para ajuda-los com a implementação de seu sistema de gestão da qualidade e 44% disseram que o uso continuado da consultoria os ajuda a se manter em conformidade com a ISO 9001. E 95% se declararam muito satisfeito ou satisfeito. 

 




Compartilhe essa página

Deixe seu comentário