Olha o tempo da transição! Está acabando

O TEMPO PARA A TRANSIÇÃO PARA A ISO 9001:2015 E A ISO 14001:2015 ESTÁ ACABANDO!!!

Como tem sido amplamente noticiado, a partir de 15 de setembro de 2018 os atuais certificados ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 perdem a validade. Apesar de não possuirmos dados atualizados e confiáveis, as informações disponíveis são de que algo entre 60% e 70% das empresas ainda não terminaram o processo de transição. E estamos a menos de um (1) mês da data limite!!!

Em publicação anterior (veja no nosso Blog) mostramos que, segundo pesquisa do INMETRO, o processo de transição demorou entre 6 e 12 meses para 86% das empresas. Podemos então concluir que o número de empresas certificadas ISO 9001 e ISO 14001 no Brasil vai cair pela metade.

As causas para isso não estão só nas dificuldades de realizar o processo de transição, que inclui a implantação de novos processos como a Análise de Contexto, Gestão de Riscos, Gestão de Mudanças, Conhecimento Organizacional, entre outros. Outros fatores como, a conjuntura econômica, a concorrência acirrada, a necessidade de desenvolvimento de soluções inovadoras, entre outros, contribuem para o "desânimo” das empresas para iniciarem o processo de transição.

Mas deveria ser exatamente ao contrário. Segundo a mesma pesquisa INMETRO acima citada, que é parte de uma pesquisa mundial patrocinada pela UNIDO e pela ISO, para mais de 80% das empresas que investiram na certificação de seus sistemas de gestão, o investimento dá retorno. Para que isso seja evidenciado os sistemas de apropriação de custos das empresas precisam ser aprimorados.

Nós da QUALIGEST estamos preparados tanto para apoiar as empresas em seu processo de transição para a versão 2015 das normas de sistemas de gestão quanto para demonstrar o valor agregado por este processo.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário