Gestão de Compliance

Organizações que buscam o êxito sustentável a longo prazo necessitam manter uma cultura de ética e integridade nos negócios, valores que são requisito e expectativa de partes interessadas como acionistas, clientes, fornecedores, administração pública, seguradoras, entre outras organizações. Para muitas organizações e para o setor público manter um sistema de gestão que assegure a ética e a integridade nos negócios é um requisito básico para o credenciamento e/ou qualificação para fornecedores e parceiros.

As empresas que adotam um programa de integridade se tornam mais confiáveis e competitivas, que gera um ecossistema de negócios mais transparente e integro. O programa tende a aumentar o valor de mercado das organizações.

No Brasil a Lei anticorrupção nº 12.846/13 é um marco legal que baliza todo o relacionamento de organizações privadas com o setor público. Por conta disso organizações como a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União emitiram diretrizes sobre o Programa de Integridade que deve ser adotado por empresas privadas.

As normas ISO 19600:2016 Gestão de Compliance e ISO 37001:2017 Gestão Antissuborno são padrões internacionais que orientam a implantação de programas de integridade. Devido a sua formatação, que atende ao padrão da ISO para normas de gestão (Anexo SL), é possível a integração da gestão de compliance com os sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente, e segurança e saúde ocupacional.



 

we.digi - agência digital
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados: Qualigest