PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO API

No Site do API – www.api.org

• Solicitar a cotação no site do API ou pelo email quote@api.org. O API enviará uma cotação e um pacote de formulários de aplicação.

• As organizações que solicitam licenciamento no âmbito do Programa do Monograma API devem elaborar e manter um manual da qualidade que descreve o seu sistema de gestão da qualidade e sua conformidade com os requisitos da API Spec Q1,   possuir a capacidade de fabricação do produto, e  demonstrar capacidade contínua para atender para atender às exigências técnicas identificadas na(s) especificação (s) de produto API aplicáveis.

• As empresas que solicitam a certificação de seu sistema de gestão devem desenvolver e manter um manual que descreva seu sistema e preencher uma Matriz de Conformidade evidenciando o atendimento a todos os requisitos das normas de sistemas de gestão.

• Antes de apresentar uma aplicação ao API, as organizações devem ter um sistema de gestão implantado por pelo menos quatro meses. Isso inclui a execução e documentação de uma auditoria interna e análise crítica pela administração, de acordo com a norma aplicável.

• Enviar ao API os formulários preenchidos, taxa de inscrição paga, bem como o Manual do Sistema de Gestão e a Matriz de Conformidade em inglês.

• O API irá analisar os formulários de candidatura e o manual da qualidade para verificar a conformidade com os requisitos do programa e aplicabilidade do alcance desejado de certificação. Se os formulários de candidatura estiverem incompletos, e/ou se o manual da qualidade estiver fora da conformidade com os requisitos, o API irá fornecer comentários para ajuste.

• Uma vez que o manual da qualidade e a Matriz de Conformidade da são aceitos, o API irá agendar uma auditoria no local. Auditorias incluem a verificação de conformidade do sistema de gestão da organização a norma de gestão e com a especificação do produto API aplicável. Os custos de auditoria ficam por conta da organização

• Para aqueles que solicitam apenas a Certificação API Spec Q1, API Spec Q2 , ISO 9001, ISO 14001 e / ou OHSAS 18001, uma vez que o pacote de formulários de aplicação e manual da qualidade são aceitos, o API irá agendar a Fase 1 da auditoria. Os custos de auditoria ficam por conta da organização.

• A Fase 1 da auditoria pode ser realizada fora da instalação e exige que a organização forneça ao auditor documentos para análise. Estes documentos podem incluir procedimentos, recursos de controle, relatórios de auditoria interna, registros de análise de gestão, responsabilidades pessoais e disposição das instalações. Se necessário, parte da Fase 1 da auditoria pode ser realizada nas instalações da organização.

• Uma vez que a Fase 1 da auditoria seja concluída com êxito, o API e  auditor designado irá agendar a Fase 2 da auditoria. Os custos de auditoria ficam por conta da organização.

• A Fase 2 da auditoria é realizada no local e inclui a verificação de implantação e eficácia do sistema de gestão da organização com os objetivos estabelecidos.

• O API vai tomar a decisão de certificação com base em uma avaliação dos resultados e conclusões da auditoria, e evidência de efetiva implementação das ações corretivas por parte da organização (se necessário).

• Organizações licenciadas no âmbito do Programa do Monograma API terão auditorias programadas a cada três anos para assegurar a conformidade contínua com os requisitos do programa aplicáveis.

• Organizações Certificadas sob API Spec Q1, Q2 API Spec, ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 terão uma auditoria completa do sistema a cada ano para assegurar a conformidade contínua com os requisitos do programa aplicáveis.

we.digi - agência digital
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados: Qualigest