Fornecedores qualificados e o sistema de gestão

UMA EMPRESA CERTIFICADA API SPEC Q2 DEVE EXIGIR DE SEUS FORNECEDORES DE PRODUTOS RELACIONADOS COM O SERVIÇO (SRP) IMPLANTAR UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE QUE ATENDA À API Q2?

RESPOSTA:

Essa especificação se aplica às atividades relacionadas ao serviço na construção, intervenção, produção e abandono de poços de petróleo e gás, bem como reparo, manutenção e configuração de produtos relacionados ao serviço. O API Q2 não se aplica ao Programa de Monograma de API ou a qualquer produto que seja identificado por licença como elegível para marcação com o Monograma de API.

Uma potencial área cinzenta entre a API Q1 e a API Q2 se refere a manutenção de equipamentos relacionados com o serviço (SRP na sigla em inglês), o tem causado alguma confusão. Em nosso treinamento sobre a API Spec Q2 2ª edição mostramos em que atividades são aplicáveis os requisitos de cada uma das normas. Um resumo:

· A API Q2 é aplicável a produtos relacionados com o serviço; isto é, materiais e equipamentos utilizados pelos prestadores de serviços(próprios ou alugados) durante a construção, intervenção, produção e abandono de poços de petróleo e gás. Isto significa, por exemplo, que uma Árvore de Natal não é um SRP, enquanto um BOP é um SRP.

· O reparo, manutenção e configuração de SRP devem ser executados seguindo um Plano de Manutenção Preventiva, Inspeção e Testes (PMITP na sigla em inglês), que define ações para direcionar as manutenções corretiva e a preventiva. Pode incluir serviços realizados na locação do poço ou em oficinas.

Quer dizer então que as organizações que realizam a manutenção de SRP em oficinas devem ser certificadas API Q2?

Não. O item da API Q2 5.6 - Controle da Aquisição – requer que, para fornecedores de compras críticas, a empresa de prestação de serviço (certificada API Q2) deve manter um sistema de gestão da qualidade, que pode ser a API Q1, a ISO 9001 ou outra especificação estabelecida pelo comprador. Cabe depois ao comprador verificar o atendimento aos seus requisitos.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário