Nova edição da API Spec Q1-10ªEd

API Spec Q1-10ª Ed

10ª EDIÇÃO DA API SPEC Q1 - LANÇADA A NOVA EDIÇÃO

 O American Petroleum Institute (API) anunciou, em 18 de setembro de 2023, a publicação da 10ª edição da API Spec Q1 com mudanças importantes.

As mudanças começam já no título da 10ª Edição que não contém mais a palavra "fabricação” e sim as palavras "fornecimento de produtos” que foram adicionadas após "organizações”, ficando assim: "Requisitos do Sistema de Gestão de Qualidade para Organizações que fornecem Produtos para a Indústria de Petróleo e Gás Natural”. Esta mudança reflete a ampliação do seu escopo, incluindo outros tipos de organizações que fornecem produtos, que passa a ter a definição "saída de um processo de uma organização destinado a ser fornecida a um cliente”. 

Com isso a 10ª edição inclui, agora, organizações que prestam vários serviços, incluindo fabricação, engenharia e projeto, atividades de processos da realização de produtos como: soldagem, tratamento térmico, revestimento, usinagem, inspeção, teste, manutenção e atividades relacionadas ao produto: distribuição, logística e desenvolvimento de software.

O API divulgou o seguinte cronograma para a transição:

  •  A partir de 1º de janeiro de 2024 as organizações podem solicitar voluntariamente para serem auditadas com base na API Q1 10ª edição;
  • Entre 1º de janeiro e 17 de setembro de 2024, para as organizações que não solicitarem voluntariamente a auditoria com base na 10ª edição, as organizações serão auditadas com base na 9ª edição, mas os auditores serão orientados para emitirem um "concern” no relatório da auditoria dizendo que a organização não fez a transição para a 10ª edição;
  • A partir de 1º de março de 2024 os novos postulantes à certificação devem ter implementado e serão auditados de acordo com a API Q1 10ª edição;
  • A partir de 18 de setembro de 2024 as organizações com a Licença do Monograma e as certificadas API Q1 devem estar com a 10ª edição totalmente implementada e serão auditadas com base nesta nova edição. Organizações que apresentarem falhas na implementação dos requisitos da 10ª edição estarão sujeitas a suspensão ou cancelamento da certificação;
  • Em 18 de março de 2026 a 9ª edição será cancelada.

 "A 10ª edição da API Q1 ressalta nosso compromisso em promover uma cultura de excelência e impulsionar a inovação na indústria. Com seu escopo ampliado e disposições refinadas, esta norma ajuda as organizações a navegarem em um cenário industrial em rápida evolução, ao mesmo tempo em que mantém os mais altos padrões de qualidade”, afirmou Anchal Liddar, vice-presidente sênior de serviços industriais globais para API.

A API Q1 10ª edição lista, em sua introdução, os destaques de algumas das mudanças significativas entre a 9ª e a 10ª edições:

- Alinhamento com os requisitos da ISO 9001:2015
- Mudança de escopo para incluir empresas que fornecem atividades relacionadas a produtos
- Alterar a definição de "produto" para alinhar com o escopo expandido
- Período de retenção de registros ampliado para dez anos
- Referência à versão desatualizada da ISO 9000 removida
- Adicionadas alternativas ao Manual de Qualidade tradicional
- "Projeto e Desenvolvimento" alterado para "Projeto"
- Esclarecimento sobre validação de processos
- Redação revisada em torno da inspeção do produto e do processo de aceitação final
- Processo de avaliação de fornecedores revisado
- Seção de ação preventiva removida
- Definições adicionadas e revisadas

Com base no cronograma da transição divulgado pelo API e nas peculiaridades de seu Sistema de Gestão da Qualidade, as organizações, já certificadas ou em processo de certificação, devem preparar um cronograma para a adequação à 10ª edição. Lembramos que não basta a revisão de documentação (procedimentos, registros, informação documentada). O cronograma deve incluir a etapa de implantação, que envolve treinamentos, supervisão do início da aplicação, auditoria interna e análise crítica do resultado da implantação, antes de receber a auditoria do API para demonstrar a conformidade com a nova edição.
Para apoiar as organizações na transição da 9ª para a 10ª edição, a QUALIGEST já preparou um treinamento explicando todos os requisitos da API Q1 10ª edição (são 260), com exemplos e referencias a outras especificações (como a ISO 9001:2015), de modo a promover o completo entendimento dos requisitos novos e dos revisados.


Compartilhe essa página

Deixe seu comentário