Política de Gestão Integrada

Política do SGI

A POLÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA

Muito se fala nas vantagens de um sistema de gestão integrado, no sentido de redução do número de informações documentadas necessárias para sua implementação e manutenção, e que isso foi em muito facilitado pela padronização de termos e conteúdos estabelecidos pela ISO – International Organization for Satandartization – por meio de sua diretriz chamada ANEXO SL.

Os requisitos de padronização de termos e conteúdos estabelecidos pelo ANEXO SL são válidos para todas as normas de sistemas de gestão emitidas pela ISO, mas as normas de gestão mais utilizadas em sistemas de gestão integrados são:

ISO 9001:2015, para Sistemas de Gestão da Qualidade;
ISO 14001-2015, para Sistemas de Gestão Ambiental;

ISO 45001:2018, para Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional.

Mas realmente é fácil integrar a documentação do sistema de gestão integrada?

Em meus mais de 40 anos trabalhando com sistemas de gestão da qualidade, ambiental e de segurança e saúde ocupacional cheguei à conclusão que a melhor resposta é talvez ou depende.

Porque? Uma das dificuldades está relacionada com o fato de que cada organização tem suas particularidades e sua cultura, e uma integração depende da integração de pessoas. Ao emitir documentos de gestão integrados, talvez a empresa tenha sucesso em implantar essa nova política, mas depende de como será implantada. Simplesmente enunciar uma intenção não é suficiente, se não for acompanhada de ações visando sua implementação. As novas normas de gestão têm um processo para isso, chamada de Gestão de Mudanças.

A outra dificuldade está relacionada com o foco de cada norma de gestão. Por exemplo, o controle operacional na norma de gestão ambiental ISO 14001:2015 é diferente do controle operacional da ISO 45001:2018. É muito difícil ter apenas um (1) procedimento integrado de controle operacional que atenda as três (3) normas de gestão acima citadas.

Um dos requisitos das normas de gestão que vemos ser integrado em 100% das organizações é a Política de Gestão Integrada. Mas em muitos casos essa política integrada é simplesmente um enunciado que precisa ser decorado para responder aos auditores, internos e externos. Sua principal função, de ser uma diretriz para o estabelecimento de objetivos mensuráveis, que venham a ser desdobrados em metas e planos de ação, não é alcançada, pois acabamos esbarrando nas dificuldades relacionadas às particularidades e cultura de cada organização e nos focos diferentes de cada uma das normas de gestão.

Os requisitos comuns, sobre a Política, às três (3) normas são:        

>Ser apropriada a cada organização;
>Tenham uma estrutura que oriente o estabelecimento de objetivos para a organização;
>Compromisso em atender aos requisitos aplicáveis;
>Compromisso com a melhoria contínua do sistema de gestão.

Mesmo nesses itens comuns, o entendimento será diferente nas áreas da qualidade, ambiental e de SSO. Por exemplo, os objetivos da qualidade podem estar relacionados com a redução da dispersão das características da qualidade de produtos e serviços, os objetivos ambientais podem estar relacionados com a redução ou eliminação de aspectos ambientais, e os objetivos de SSO podem estar relacionados com a redução dos perigos no ambiente de trabalho.

Como seria o enunciado de uma política integrada que atenda aos entendimentos específicos de cada uma dessas três (3) áreas? O mesmo se aplica ao compromisso de atendimento aos requisitos aplicáveis e o de melhoria contínua do sistema de gestão.

Não estamos defendendo que devemos ter três (3) política de gestão separadas. Estamos chamando a atenção para o fato de que integrar sistemas de gestão não é uma coisa simples e deve considerar as particularidades e culturas específicas de cada organização. E isso se aplica a todos os requisitos das normas sobre sistemas de gestão.

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