A nova ISO 45001:2018

O que mudou na transição para a ISO 45001

A nova ISO 45001:2018

 A nova norma 45001:2018 tem os mesmos elementos comuns das normas de sistemas de gestão da ISSO, tais como a ISO 9001 e ISO 14001, o que facilita a integração dos sistemas.

Com relação a OHSAS 18001, que era a norma aplicada para Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, veremos os principais pontos para quem for fazer a transição, bem como os benefícios desta mudança.

Na transição da OHSAS para a nova ISO 45001:2018, se destaca não só a visão estratégica, o pensamento baseado em risco, a abordagem por processos, mas uma mudança significativa nos requisitos da Liderança.


   

 A ISO 45001:2018 orienta as organizações para alinharem seu Sistema de Gestão de SSO com a sua orientação estratégica, permitindo dessa forma, avaliação real dos riscos e oportunidades dos negócios da empresa e aumentando o foco na melhoria do desempenho de SSO. A análise do contexto e das pares interessadas relevantes é a base para o desenvolvimento do SGSSO.

O uso da abordagem por processos é uma parte crítica da conformidade e com a ISO 45001: 2018. A gestão por processos é o método mais eficaz de gerenciar e mitigar os perigos e riscos de SSO, uma vez que permite uma visão mais analítica e sistêmica das interações dos processos e seus efeitos. 


   
Os trabalhadores em todos os níveis e funções aplicáveis devem ser consultados durante todo o processo de determinação, implantação, avaliação de desempenho e ações de  melhoria do Sistema de Gestão de SSO e na implementação dos processos necessários para garantir um local de trabalho seguro.  Os requisitos de competência foram ampliados, sendo um requisito que os trabalhadores sejam competentes para identificar os perigos e manter o desempenho de SSO, tomando as ações quando necessário. 

   
As organizações devem estabelecer processos relacionados à cadeia de suprimentos, incluindo compras, serviços de contratados e terceiros, (funções e processos). para determinar, avaliar e eliminar os perigos, e reduzir riscos de SSO associados.

A 45001:2018, estabelece que as organizações devem planejar como implementar mudanças, intencionais e não intencionais, de forma que não introduzam novos perigos ou aumentem os riscos relacionados com SSO.


 
A norma requer que a organização estabeleça, implemente e mantenha processos para monitorar, medir, analisar e avaliar o desempenho. A organização também deve considerar seus perigos significativos, obrigações de conformidade e controles operacionais ao abordar esta cláusula.
                           BENEFÍCIOS DA ISO 45001:2018

                       

Implementar a Gestão da SSO alinhada com a estratégia da empresa;

Facilita a implantação e integração de duas ou mais normas ISSO;

Aumento do envolvimento da liderança;

Conhecer e gerir de forma mais efetiva os perigos, os riscos e oportunidades relacionados à SSO;

Redução das doenças e óbitos relacionados ao ambiente de trabalho;

Participação ativa dos trabalhadores com relação ao Sistema de Gestão de SSO;

Aumento da responsabilidade com a cadeia de fornecedores;

Melhoria da habilidade em responder a questões de conformidade legal.

Melhoria contínua do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional;

Melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores

Contribuição para a melhoria da imagem e reputação da organização

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário