O processo de projeto e desenvolvimento

O processo de projeto e desenvolvimento

O processo de projeto e desenvolvimento é o conjunto de atividades que tem por objetivo definir, a partir das necessidades do mercado e requisitos de clientes e legais aplicáveis, as especificações do produto e de seu processo de produção, de modo que a manufatura seja capaz de produzir o produto. O desenvolvimento envolve o acompanhamento das aplicações do produto, de modo a ajustar e melhorar as especificações.

 

As normas de gestão determinam que devemos considerar todas as atividades como processos, e que devemos monitorar a eficácia dos processos do sistema de gestão. A forma mais utilizada de monitorar o desempenho dos processos é por meio de indicadores de desempenho.

 

Como indicadores de eficácia (em termos de qualidade) deste processo podemos utilizar o número de não conformidades durante a produção do produto que têm como origem erros de projeto, e ainda o número de não conformidades e falhas do produto após a entrega, que têm como origem erros de projeto. São indicadores reativos, e por isso é bom utilizarmos também algum indicador proativo, como o número de erros identificados durante a fase de revisão do projeto. Mas esse indicador só funciona se quem fizer a revisão for pessoa diferente de quem elaborou o projeto. Outro indicador proativo está relacionado com o número de problemas encontrados na fase de validação do projeto. Como indicador de entrega (que também é uma medida de eficácia) podemos utilizar o monitoramento do cronograma do projeto.


Compartilhe essa página

Deixe seu comentário