MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Inicia-se com o mapeamento de todos os processos da organização, permitindo a definição clara de responsabilidades e de autoridade sobre o desempenho dos processos. Utilizando ferramentas como fluxogramas, mapa de processos, SIPOC (suppliers, input, process, output, clients) para identificar as atividades e suas interfaces, o mapeamento de processos permite a implantação de um dos fundamentos da excelência em gestão: a abordagem por processos.

A partir da identificação dos processos, suas atividades e produtos é possível estabelecer uma estrutura de gerenciamento com base em indicadores de desempenho, competências requeridas às pessoas envolvidas, procedimentos de execução e de controle, bem como a capacidade e a variabilidade de cada processo.


IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE MONITORAMENTO DO DESEMPENHO DE PROCESSOS

Um dos fundamentos da excelência em gestão é que as decisões sejam tomadas com base em fatos e dados. Para que isso seja possível é necessário que as organizações implantem um sistema de indicadores que meçam o desempenho da organização nos níveis estratégico, gerencial e operacional. A este sistema de indicadores chamamos de Sistema de Medição do Desempenho, às vezes também chamado de Painel de Bordo.

Os indicadores do nível estratégico correspondem àqueles utilizados para monitorar as estratégias, e para isso utilizamos metodologia baseada no Balanced Scorecard, desenvolvida por Kaplan e Norton. Para os indicadores do nível operacional utilizamos os indicadores de monitoramento dos processos, e para os indicadores gerenciais utilizamos uma combinação entre indicadores desdobrados das estratégias e indicadores que promovam a melhoria do desempenho de cada setor da organização.


TREINAMENTOS
• Metodologia de gerenciamento de processos
• Controle estatístico de processo


SERVIÇOS
• Mapeamento dos processos
• Implantação de sistema de monitoramento do desempenho de processos

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