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TREINAMENTOS EM FERRAMENTAS DE GESTÃO

Treinamentos em ferramentas de apoio à gestão

 

 

As ferramentas de gestão são importantes em todas as etapas do negócio, desde a base, da estruturação, até o momento em que você alcançar um patamar de sucesso, tendo um negócio de alta demanda de gestão. Elas têm um importante papel no sentido de organizar, automatizar e otimizar os vários processos de sua empresa.

Quanto mais cedo a empresa detecta e previne erros, menor é o seu custo com eles. Porém, a realidade mostra que empresas gastam muito pouco com a prevenção da qualidade, o que leva a maiores custos devido à falta de controle.

Isto é ganho de tempo, maior produtividade, maior assertividade nos projetos e, consequentemente, redução de custos.

Uma das formas de identificar o desperdício é manter o controle do processo, e para controlá-lo é necessário conhecê-lo. Segundo Falconi (1999), “manter sob controle é saber localizar o problema, analisar o processo, padronizar e estabelecer itens de controle de tal forma que o problema nunca mais ocorra”. Esta é a única forma de aumentar a produtividade, que é definida por Falconi (1999) como “produzir cada vez mais e/ou melhor com cada vez menos”.

Para que possamos controlar os processos, ainda segundo Falconi: “Somente conseguimos gerenciar aquilo que podemos controlar e somente controlamos o que podemos medir.”

 

Quando algum processo não é executado como foi determinado, existe uma grande chance de haver problemas no resultado deste processo, o chamado "Problema" na verdade é uma Não-Conformidade no processo que resulta na má qualidade, é o custo da não qualidade.

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    GESTÃO POR PROCESSOS - Carga Horária: 16 horas

     

    A base das normas de gestão é a abordagem por processos. 

    As normas requerem a adoção de uma abordagem por processos na implementação, gerenciamento e melhoria da eficácia dos sistemas de gestão, alinhadas às estratégias das organizações.

     

    Objetivo

    Nosso treinamento foi desenvolvido com objetivo de prover as ferramentas para implementar a gestão de processos aplicada à organização e sua influência na tomada de decisão. Possibilita conhecer técnicas para identificar, mapear, redesenhar, melhorar e gerir processos que contribuem para o desenvolvimento de uma cultura voltada para a melhoria contínua.

     

    Público Alvo

    Se destina a todos os profissionais envolvidos na implementação de sistemas de gestão, gestão estratégica ou que queiram melhorar os processos de sua organização.

     

    Programa

    • Introdução ao gerenciamento de processos

    • Conceitos

    • Visão de Processo

    • A gestão por processos e seu relacionamento com a gestão estratégica

    • Mapeamento dos processos

    • Objetivos e Indicadores para processos

    • Controle dos Processos

    • Análise de desempenho 

    • Melhoria do desempenho dos processos 

    • Estudos de Caso e Exercícios

     

    Carga horária e avaliação

    O curso tem a duração de 16 horas, das 8:30 às 17:30. A presença é obrigatória para o recebimento do certificado.

    A avaliação do aprendizado será mediante a aplicação de testes e exercícios práticos durante o treinamento

     

    Informações básicas

    Incluso

    • Certificado

    • Livro do participante, com cópia colorida das transparências (arquivo digital)

    • Documentos complementares

    Datas e Local:

    Entre em contato: qualigest@qualigest.com.br

     

    Investimento

    Sob consulta. Empresa com 5 ou mais participantes, terá desconto, ou pode solicitar uma turma «in company».

     

    Formas de pagamento

    Boleto ou depósito bancário

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    Gestão de Riscos e Planejamento de Contingência - 8h

    As Normas de Requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade estão baseadas não só em processos como no conceito de Gestão de Risco.

    A Gestão de Risco permeia todos os elementos das normas desde a concepção da abordagem por processos passando pela priorização dos processo com maior risco e servindo como ferramenta de melhoria contínua. 
    Neste treinamento aprenderemos como atender aos requisitos da abordagem baseada em riscos das Normas: ISO 9001:2015 e as API Spec Q1 e API Spec Q2, assim como estudaremos os elementos da ISO 31000:2018.

    Objetivo

    Nosso treinamento foi desenvolvido com objetivo de prover as ferramentas para implementar a gestão de riscos aplicada à organização e sua influência na tomada de decisão. Possibilita conhecer técnicas para identificar, mapear, redesenhar, melhorar e gerir os riscos que possam impactar os objetivos estratégicos e os processos da organização.

     

    Público Alvo

    Se destina a todos os profissionais envolvidos na implementação de sistemas de gestão, gestão estratégica ou que queiram melhorar a gestão de riscos de sua organização.

    Programa

    • Boas vindas e Introdução

    • O que é risco?

    • Gestão de Risco

    • Gestão de Risco nas Normas API

    • Gestão de Risco na ISO 9001:2015

    • O processo da Gestão de Riscos

    • O planejamento da Gestão de Riscos

    • Identificação dos riscos

    • Técnicas de identificação dos riscos

    • Análise e avaliação dos riscos

    • Tratamento dos riscos

    • Planejamento de contingência

    • Monitoramento e controle dos riscos

    • Riscos residuais

    • Comunicação, consulta e aprendizado

    • O PDCA e a Gestão de Risco

    Carga horária e avaliação

    O curso tem a duração de 16 horas, das 8:30 às 17:30. A presença é obrigatória para o recebimento do certificado.

    A avaliação do aprendizado será mediante a aplicação de testes e exercícios práticos durante o treinamento

     

    Informações básicas

    Incluso

    • Certificado

    • Livro do participante, com cópia colorida das transparências (meio digital)

    • Documentos complementares

     

    Datas e Local:

    Entre em contato: qualigest@qualigest.com.br

     

    Investimento

    Sob consulta. Empresa com 5 ou mais participantes, terá desconto, ou pode solicitar uma turma «in company».

     

    Formas de pagamento

    Boleto ou depósito bancário

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    Gestão de Mudanças - 8h

    Mudar envolve, necessariamente, capacidade de compreensão e adoção de práticas que concretizem o desejo de transformação. Isto é, para que a mudança aconteça, as pessoas precisam estar sensibilizadas por ela.

    A mudança organizacional trata-se de qualquer alteração planejada ou não, relacionada ao ambiente de trabalho ou a organização como um todo, visando sempre alcançar a eficiência ou eficácia. A exigência do mercado é cada vez maior, tornando a satisfação do cliente cada vez mais difícil de se atingir.  Acompanhar as necessidades do mercado de trabalho é a chave da mudança.

    Objetivo

    A Gestão da Mudança, em sua plenitude, é o gerenciamento eficaz da mudança de uma organização, processo ou tecnologia de tal modo que dirigentes, gerentes e colaboradores caminhem juntos para atingir com sucesso seus objetivos. Nosso objetivo é capacitar os participantes, para uma gestão de mudanças eficaz.

     

    Público Alvo

    Se destina a todos os profissionais envolvidos na implementação de sistemas de gestão, gestão estratégica ou que queiram melhorar a gestão de mudanças de sua organização.

    Programa

    • Boas vindas e Introdução

    • Mudança e os paradigmas

    • A gestão de mudança nas Normas de Sistema de Gestão da Qualidade

    • O processo de gestão de mudança

    • Tipos de mudança

    • Princípios importantes para a mudança

    • Os 8 passos para a mudança

    • Lidando com a mudança

    • Conclusão

    Carga horária e avaliação

    O curso tem a duração de 16 horas, das 8:30 às 17:30. A presença é obrigatória para o recebimento do certificado.

    A avaliação do aprendizado será mediante a aplicação de testes e exercícios práticos durante o treinamento

     

    Informações básicas

    Incluso

    • Certificado

    • Livro do participante, com cópia colorida das transparências (meio digital)

    • Documentos complementares

     

    Datas e Local:

    Entre em contato: qualigest@qualigest.com.br

     

    Investimento

    Sob consulta. Empresa com 5 ou mais participantes, terá desconto, ou pode solicitar uma turma «in company».

     

    Formas de pagamento

    Boleto ou depósito bancário

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    Tratamento de Não-Conformidade - 8h

    As normas de sistema de gestão dão ênfase à manutenção e melhoria contínua do sistema. A Não Conformidade, a Ação Preventiva e a Oportunidade de Melhoria são ferramentas preciosas para a melhoria contínua do Sistema de Gestão.

    Empresas que têm um sistema de gestão estabelecido, adotam procedimentos, normas técnicas, especificações, legislações específicas, possuem, ou deveriam possuir, um processo de tratamento e controle das não conformidades focado na sua redução e não reincidência. Diminuir as não conformidades não é uma tarefa tão simples como parece e muitos gestores acabam focando esforços em “corrigir” uma não conformidade e não em estabelecer uma “ação corretiva” ou uma ação para prevenção: "Atuam no sintoma e não na doença!". 

    A Não Conformidade não tem o caráter punitivo que muitas pessoas pensam. Ela é um raio X do sistema e nos faz ver as falhas...

    Só podemos melhorar, quando vemos e reconhecemos nossas falhas.

    Objetivo

    Capacitar os participantes, para que sejam capazes de identificar, registrar e analisar não conformidades, investigar e estabelecer as suas causas usando as ferramentas apropriadas e implementar ações corretivas e preventivas para solucionar os problemas e realizar a melhoria contínua do seu Sistema de Gestão.

     

    Público Alvo

    Se destina a todos os profissionais envolvidos na implementação de sistemas de gestão, gestão estratégica ou que queiram melhorar a gestão de mudanças de sua organização.

    Programa

    • Introdução

    • Conceitos e definições

    • Tratamento de Não Conformidade

      • Ciclo PDCA no tratamento de NC

      • Outros Métodos de tratamento de NC

      • Tipos  e classificação das Não Conformidades

    • Etapas do tratamento de Não Conformidades

      • Identificação da NC e Ação Imediata/Correção

      • Avaliação e Registro da NC

      • Investigação da Causa Raiz

      • Elaborar planos de ação e avaliar riscos

      • Executar ações Corretiva, Preventiva e de Melhoria

      • Verificação da eficácia das ações corretivas

      • Ações corretivas não eficazes

      • Padronização e Treinamento

    • Exercícios

    Carga horária e avaliação

    O curso tem a duração de 16 horas, das 8:30 às 17:30. A presença é obrigatória para o recebimento do certificado.

    A avaliação do aprendizado será mediante a aplicação de testes e exercícios práticos durante o treinamento

     

    Informações básicas

    Incluso

    • Certificado

    • Livro do participante, com cópia colorida das transparências (meio digital)

    • Documentos complementares

     

    Datas e Local:

    Entre em contato: qualigest@qualigest.com.br

     

    Investimento

    Sob consulta. Empresa com 5 ou mais participantes, terá desconto, ou pode solicitar uma turma «in company».

     

    Formas de pagamento

    Boleto ou depósito bancário

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    Ferramentas de Gestão da Qualidade

    Independente do nível de performance de uma organização, existe a necessidade de se buscar a melhoria contínua do desempenho dos seus processos.  Para que os esforços de melhoria sejam efetivos, é necessário um enfoque sistemático para identificar, entender e implementar as oportunidades de melhorias:

    • Processo de identificação de oportunidades;

    • Analisar os dados;

    • Implantar as ações de melhorias;

    • Processo de acompanhamento da implementação  e resultados das melhorias implementadas.

    ​A qualidade não pode estar separada das ferramentas estatísticas e lógicas básicas usadas no controle, melhoria e planejamento da qualidade. Estas ferramentas são largamente difundidas, porque elas fazem com que as pessoas envolvidas no controle de qualidade identifiquem e  compreendam por meio de seus dados, a razão dos problemas e determinem soluções para eliminá-los.

    As ferramentas da qualidade são utilizadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas identificados que interferem no desempenho dos processos organizacionais. Ajudam a estabelecer melhorias de qualidade.

    Vantagens das ferramentas de gestão 

    • Ajudam a tomar decisões mais assertivas e alinhadas aos objetivos da empresa

    • Proporcionam maior controle sobre os processos da organização

    • Melhoram a produtividade

    • Aumentam a lucratividade e reduzem custos

    • Aperfeiçoam a qualidade de produtos e serviços

    • Melhoram o desempenho e a satisfação dos colaboradores

    Objetivo:

    São muitas as ferramentas e pela nossa experiência, focamos nas mais utilizadas, de modo a fornecer uma base para a análise e toda de decisões. Este treinamento pode ser feito em módulos para facilitar a participação ou como um curso completo, em um total de 16h:.

     

    Público Alvo

    Se destina a todos os profissionais envolvidos na implementação de sistemas de gestão, gestão estratégica ou que queiram melhorar os processos de sua organização.

     

    Programa

    • Análise SWOT: Avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização 

    • 5W2H: permite controlar melhor as tarefas e auxiliar para otimizar o tempo investido na execução delas, melhorando a produtividade

    • Diagrama de Ishikawa: Analisa a causa raiz dos problemas 

    • Matriz GUT: Prioriza e ordena processos com base em gravidade, urgência e tendência 

    • Ciclo PDCA: Uma das ferramentas indispensáveis para a gestão empresarial, qualifica os processos da organização e corrige os erros encontrados. 

    • Cinco forças de Porter: é possível avaliar a atratividade de um segmento, identificar os pontos fortes e fracos da empresa em relação aos seus competidores e definir estratégias para aumentar a vantagem competitiva. 

    • Six Sigma (metodologias DMAIC e DMADV): analisa o desempenho de uma empresa, visa melhorar a qualidade e a eficiência dos processos, reduzindo os defeitos e os desperdícios.

    Carga horária e avaliação

    O curso tem a duração de 16 horas, das 8:30 às 17:30. A presença é obrigatória para o recebimento do certificado.

    A avaliação do aprendizado será mediante a aplicação de testes e exercícios práticos durante o treinamento

     

    Informações básicas

    Incluso

    • Certificado

    • Livro do participante, com cópia colorida das transparências (meio digital)

    • Documentos complementares

     

    Datas e Local:

    Entre em contato: qualigest@qualigest.com.br

     

    Investimento

    Sob consulta. Empresa com 5 ou mais participantes, terá desconto, ou pode solicitar uma turma «in company».

     

    Formas de pagamento

    Boleto ou depósito bancário

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