
TREINAMENTOS EM FERRAMENTAS DE GESTÃO
Treinamentos em ferramentas de apoio à gestão
As ferramentas de gestão são importantes em todas as etapas do negócio, desde a base, da estruturação, até o momento em que você alcançar um patamar de sucesso, tendo um negócio de alta demanda de gestão. Elas têm um importante papel no sentido de organizar, automatizar e otimizar os vários processos de sua empresa.
Quanto mais cedo a empresa detecta e previne erros, menor é o seu custo com eles. Porém, a realidade mostra que empresas gastam muito pouco com a prevenção da qualidade, o que leva a maiores custos devido à falta de controle.
Isto é ganho de tempo, maior produtividade, maior assertividade nos projetos e, consequentemente, redução de custos.
Uma das formas de identificar o desperdício é manter o controle do processo, e para controlá-lo é necessário conhecê-lo. Segundo Falconi (1999), “manter sob controle é saber localizar o problema, analisar o processo, padronizar e estabelecer itens de controle de tal forma que o problema nunca mais ocorra”. Esta é a única forma de aumentar a produtividade, que é definida por Falconi (1999) como “produzir cada vez mais e/ou melhor com cada vez menos”.
Para que possamos controlar os processos, ainda segundo Falconi: “Somente conseguimos gerenciar aquilo que podemos controlar e somente controlamos o que podemos medir.”
Quando algum processo não é executado como foi determinado, existe uma grande chance de haver problemas no resultado deste processo, o chamado "Problema" na verdade é uma Não-Conformidade no processo que resulta na má qualidade, é o custo da não qualidade.
GESTÃO POR PROCESSOS - Carga Horária: 16 horas
A base das normas de gestão é a abordagem por processos.
As normas requerem a adoção de uma abordagem por processos na implementação, gerenciamento e melhoria da eficácia dos sistemas de gestão, alinhadas às estratégias das organizações.
Objetivo
Nosso treinamento foi desenvolvido com objetivo de prover as ferramentas para implementar a gestão de processos aplicada à organização e sua influência na tomada de decisão. Possibilita conhecer técnicas para identificar, mapear, redesenhar, melhorar e gerir processos que contribuem para o desenvolvimento de uma cultura voltada para a melhoria contínua.
Público Alvo
Se destina a todos os profissionais envolvidos na implementação de sistemas de gestão, gestão estratégica ou que queiram melhorar os processos de sua organização.
Programa
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Introdução ao gerenciamento de processos
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Conceitos
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Visão de Processo
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A gestão por processos e seu relacionamento com a gestão estratégica
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Mapeamento dos processos
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Objetivos e Indicadores para processos
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Controle dos Processos
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Análise de desempenho
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Melhoria do desempenho dos processos
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Estudos de Caso e Exercícios
Carga horária e avaliação
O curso tem a duração de 16 horas, das 8:30 às 17:30. A presença é obrigatória para o recebimento do certificado.
A avaliação do aprendizado será mediante a aplicação de testes e exercícios práticos durante o treinamento
Informações básicas
Incluso
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Certificado
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Livro do participante, com cópia colorida das transparências (arquivo digital)
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Documentos complementares
Datas e Local:
Entre em contato: qualigest@qualigest.com.br
Investimento
Sob consulta. Empresa com 5 ou mais participantes, terá desconto, ou pode solicitar uma turma «in company».
Formas de pagamento
Boleto ou depósito bancário
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Gestão de Riscos e Planejamento de Contingência - 8h
As Normas de Requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade estão baseadas não só em processos como no conceito de Gestão de Risco.
A Gestão de Risco permeia todos os elementos das normas desde a concepção da abordagem por processos passando pela priorização dos processo com maior risco e servindo como ferramenta de melhoria contínua.
Neste treinamento aprenderemos como atender aos requisitos da abordagem baseada em riscos das Normas: ISO 9001:2015 e as API Spec Q1 e API Spec Q2, assim como estudaremos os elementos da ISO 31000:2018.
Objetivo
Nosso treinamento foi desenvolvido com objetivo de prover as ferramentas para implementar a gestão de riscos aplicada à organização e sua influência na tomada de decisão. Possibilita conhecer técnicas para identificar, mapear, redesenhar, melhorar e gerir os riscos que possam impactar os objetivos estratégicos e os processos da organização.
Público Alvo
Se destina a todos os profissionais envolvidos na implementação de sistemas de gestão, gestão estratégica ou que queiram melhorar a gestão de riscos de sua organização.
Programa
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Boas vindas e Introdução
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O que é risco?
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Gestão de Risco
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Gestão de Risco nas Normas API
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Gestão de Risco na ISO 9001:2015
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O processo da Gestão de Riscos
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O planejamento da Gestão de Riscos
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Identificação dos riscos
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Técnicas de identificação dos riscos
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Análise e avaliação dos riscos
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Tratamento dos riscos
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Planejamento de contingência
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Monitoramento e controle dos riscos
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Riscos residuais
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Comunicação, consulta e aprendizado
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O PDCA e a Gestão de Risco
Carga horária e avaliação
O curso tem a duração de 16 horas, das 8:30 às 17:30. A presença é obrigatória para o recebimento do certificado.
A avaliação do aprendizado será mediante a aplicação de testes e exercícios práticos durante o treinamento
Informações básicas
Incluso
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Certificado
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Livro do participante, com cópia colorida das transparências (meio digital)
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Documentos complementares
Datas e Local:
Entre em contato: qualigest@qualigest.com.br
Investimento
Sob consulta. Empresa com 5 ou mais participantes, terá desconto, ou pode solicitar uma turma «in company».
Formas de pagamento
Boleto ou depósito bancário
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Gestão de Mudanças - 8h
Mudar envolve, necessariamente, capacidade de compreensão e adoção de práticas que concretizem o desejo de transformação. Isto é, para que a mudança aconteça, as pessoas precisam estar sensibilizadas por ela.
A mudança organizacional trata-se de qualquer alteração planejada ou não, relacionada ao ambiente de trabalho ou a organização como um todo, visando sempre alcançar a eficiência ou eficácia. A exigência do mercado é cada vez maior, tornando a satisfação do cliente cada vez mais difícil de se atingir. Acompanhar as necessidades do mercado de trabalho é a chave da mudança.
Objetivo
A Gestão da Mudança, em sua plenitude, é o gerenciamento eficaz da mudança de uma organização, processo ou tecnologia de tal modo que dirigentes, gerentes e colaboradores caminhem juntos para atingir com sucesso seus objetivos. Nosso objetivo é capacitar os participantes, para uma gestão de mudanças eficaz.
Público Alvo
Se destina a todos os profissionais envolvidos na implementação de sistemas de gestão, gestão estratégica ou que queiram melhorar a gestão de mudanças de sua organização.
Programa
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Boas vindas e Introdução
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Mudança e os paradigmas
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A gestão de mudança nas Normas de Sistema de Gestão da Qualidade
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O processo de gestão de mudança
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Tipos de mudança
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Princípios importantes para a mudança
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Os 8 passos para a mudança
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Lidando com a mudança
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Conclusão
Carga horária e avaliação
O curso tem a duração de 16 horas, das 8:30 às 17:30. A presença é obrigatória para o recebimento do certificado.
A avaliação do aprendizado será mediante a aplicação de testes e exercícios práticos durante o treinamento
Informações básicas
Incluso
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Certificado
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Livro do participante, com cópia colorida das transparências (meio digital)
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Documentos complementares
Datas e Local:
Entre em contato: qualigest@qualigest.com.br
Investimento
Sob consulta. Empresa com 5 ou mais participantes, terá desconto, ou pode solicitar uma turma «in company».
Formas de pagamento
Boleto ou depósito bancário
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Tratamento de Não-Conformidade - 8h
As normas de sistema de gestão dão ênfase à manutenção e melhoria contínua do sistema. A Não Conformidade, a Ação Preventiva e a Oportunidade de Melhoria são ferramentas preciosas para a melhoria contínua do Sistema de Gestão.
Empresas que têm um sistema de gestão estabelecido, adotam procedimentos, normas técnicas, especificações, legislações específicas, possuem, ou deveriam possuir, um processo de tratamento e controle das não conformidades focado na sua redução e não reincidência. Diminuir as não conformidades não é uma tarefa tão simples como parece e muitos gestores acabam focando esforços em “corrigir” uma não conformidade e não em estabelecer uma “ação corretiva” ou uma ação para prevenção: "Atuam no sintoma e não na doença!".
A Não Conformidade não tem o caráter punitivo que muitas pessoas pensam. Ela é um raio X do sistema e nos faz ver as falhas...
Só podemos melhorar, quando vemos e reconhecemos nossas falhas.
Objetivo
Capacitar os participantes, para que sejam capazes de identificar, registrar e analisar não conformidades, investigar e estabelecer as suas causas usando as ferramentas apropriadas e implementar ações corretivas e preventivas para solucionar os problemas e realizar a melhoria contínua do seu Sistema de Gestão.
Público Alvo
Se destina a todos os profissionais envolvidos na implementação de sistemas de gestão, gestão estratégica ou que queiram melhorar a gestão de mudanças de sua organização.
Programa
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Introdução
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Conceitos e definições
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Tratamento de Não Conformidade
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Ciclo PDCA no tratamento de NC
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Outros Métodos de tratamento de NC
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Tipos e classificação das Não Conformidades
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Etapas do tratamento de Não Conformidades
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Identificação da NC e Ação Imediata/Correção
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Avaliação e Registro da NC
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Investigação da Causa Raiz
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Elaborar planos de ação e avaliar riscos
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Executar ações Corretiva, Preventiva e de Melhoria
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Verificação da eficácia das ações corretivas
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Ações corretivas não eficazes
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Padronização e Treinamento
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Exercícios
Carga horária e avaliação
O curso tem a duração de 16 horas, das 8:30 às 17:30. A presença é obrigatória para o recebimento do certificado.
A avaliação do aprendizado será mediante a aplicação de testes e exercícios práticos durante o treinamento
Informações básicas
Incluso
-
Certificado
-
Livro do participante, com cópia colorida das transparências (meio digital)
-
Documentos complementares
Datas e Local:
Entre em contato: qualigest@qualigest.com.br
Investimento
Sob consulta. Empresa com 5 ou mais participantes, terá desconto, ou pode solicitar uma turma «in company».
Formas de pagamento
Boleto ou depósito bancário
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Ferramentas de Gestão da Qualidade
Independente do nível de performance de uma organização, existe a necessidade de se buscar a melhoria contínua do desempenho dos seus processos. Para que os esforços de melhoria sejam efetivos, é necessário um enfoque sistemático para identificar, entender e implementar as oportunidades de melhorias:
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Processo de identificação de oportunidades;
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Analisar os dados;
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Implantar as ações de melhorias;
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Processo de acompanhamento da implementação e resultados das melhorias implementadas.
A qualidade não pode estar separada das ferramentas estatísticas e lógicas básicas usadas no controle, melhoria e planejamento da qualidade. Estas ferramentas são largamente difundidas, porque elas fazem com que as pessoas envolvidas no controle de qualidade identifiquem e compreendam por meio de seus dados, a razão dos problemas e determinem soluções para eliminá-los.
As ferramentas da qualidade são utilizadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas identificados que interferem no desempenho dos processos organizacionais. Ajudam a estabelecer melhorias de qualidade.
Vantagens das ferramentas de gestão
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Ajudam a tomar decisões mais assertivas e alinhadas aos objetivos da empresa
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Proporcionam maior controle sobre os processos da organização
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Melhoram a produtividade
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Aumentam a lucratividade e reduzem custos
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Aperfeiçoam a qualidade de produtos e serviços
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Melhoram o desempenho e a satisfação dos colaboradores
Objetivo:
São muitas as ferramentas e pela nossa experiência, focamos nas mais utilizadas, de modo a fornecer uma base para a análise e toda de decisões. Este treinamento pode ser feito em módulos para facilitar a participação ou como um curso completo, em um total de 16h:.
Público Alvo
Se destina a todos os profissionais envolvidos na implementação de sistemas de gestão, gestão estratégica ou que queiram melhorar os processos de sua organização.
Programa
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Análise SWOT: Avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização
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5W2H: permite controlar melhor as tarefas e auxiliar para otimizar o tempo investido na execução delas, melhorando a produtividade
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Diagrama de Ishikawa: Analisa a causa raiz dos problemas
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Matriz GUT: Prioriza e ordena processos com base em gravidade, urgência e tendência
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Ciclo PDCA: Uma das ferramentas indispensáveis para a gestão empresarial, qualifica os processos da organização e corrige os erros encontrados.
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Cinco forças de Porter: é possível avaliar a atratividade de um segmento, identificar os pontos fortes e fracos da empresa em relação aos seus competidores e definir estratégias para aumentar a vantagem competitiva.
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Six Sigma (metodologias DMAIC e DMADV): analisa o desempenho de uma empresa, visa melhorar a qualidade e a eficiência dos processos, reduzindo os defeitos e os desperdícios.
Carga horária e avaliação
O curso tem a duração de 16 horas, das 8:30 às 17:30. A presença é obrigatória para o recebimento do certificado.
A avaliação do aprendizado será mediante a aplicação de testes e exercícios práticos durante o treinamento
Informações básicas
Incluso
-
Certificado
-
Livro do participante, com cópia colorida das transparências (meio digital)
-
Documentos complementares
Datas e Local:
Entre em contato: qualigest@qualigest.com.br
Investimento
Sob consulta. Empresa com 5 ou mais participantes, terá desconto, ou pode solicitar uma turma «in company».
Formas de pagamento
Boleto ou depósito bancário
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