SERVIÇOS DE CERTIFICAÇÃO APIQR
Todos os dias, no mundo todo, o setor de óleo e gás natural utiliza equipamentos e produtos projetados e construídos segundo normas do American Petroleum Institute – API – para conseguir mais confiabilidade e segurança nas suas operações.
Num ambiente comercial cada vez mais globalizado e competitivo, é necessário aos fornecedores de produtos e serviços para a indústria do petróleo e gás natural demonstrar sua capacidade de atender aos requisitos das normas API. Mais de 80% das empresas licenciadas para uso da marca API no mundo estão fora dos Estados Unidos da América. O correto entendimento das normas API é um pré-requisito para entrar no mercado de fornecimento para a indústria de petróleo.
A QUALIGEST oferece serviços diferenciados de Consultorias, Auditorias e Treinamentos utilizando metodologias adequadas à necessidade de nossos clientes, atuando com profissionais capacitados e experientes. Nossos instrutores estão entre os maiores conhecedores das normas API no país e ajudarão a sua empresa a se preparar de maneira adequada para atender aos requisitos dessa sofisticada indústria.
Trabalhamos desde a identificação de "gaps", no diagnóstico, abrangendo sugestões de ferramentas e solução de problemas, até a implantação de sistemas e metodologias de gestão.
Os consultores da Qualigest possuem uma vasta experiência sistemas de gestão e na indústria de Óleo & Gás, permitindo assim um apoio especializado às organizações do setor em:
-
Implementação de sistemas de gestão (API Spec Q1, API Spec. Q2 , ISO 9001, e outros sistemas de gestão);
-
Estrutura do sistema de negócios, alinhamento do sistema de gestão API com o seu sistema de negócio;
-
Integração dos requisitos do sistema de gestão (qualidade, saúde e segurança, meio ambiente);
-
Determinação da capacidade de produção, definindo a sua capacidade de alcançar o monograma API;
-
Aumento da capacidade de produção por meio da adoção de especificações do produto API;
-
Implementação das especificações de produto API;
-
Solução de problemas do cliente em relação ao alinhamento às especificações API para certificação e / ou resultados de auditoria de licenciamento.

CONSULTORIAS
NORMAS API
AMERICAN PETROLEUM INSTITUTE
API SPEC Q1 - 10ª EDIÇÃO (setembro de 2023)
Especificação com Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade para Organizações que fornecem Produtos para a Indústria de Óleo e Gás Natural
Data de Vigência: 18 de setembro de 2024
API Spec Q1-10ª Edição, na prática, traz um alinhamento maior entre os fabricantes, seus fornecedores, prestadores de serviço e os que fazem manutenção nos componentes e produto. Este novo escopo da norma tornam os processos mais integrados e assegura a confiança na cadeia de produção da indústria de petróleo e gás que necessita de alta qualidade e segurança para sua atuação.
Uma grande maioria das empresas certificadas API Spec Q1 hoje, necessita desenvolver fornecedores que se alinhem ao seu sistema de gestão. Com a ampliação do escopo da 10ª Edição, poderão contar com empresas também certificadas e com a chancela o API. Esta nova fase trará com certeza um crescimento no mercado, mais qualidade, segurança e sustentabilidade para as operações.
Os requisitos da API Spec Q1 são consistentes com os de outros documentos do sistema de gestão da qualidade (ex. API Spec Q2). Os requisitos são estruturados de forma a minimizar a probabilidade de não-conformidade. Apesar da API Spec Q1 incluir alguns elementos de outros sistemas de gestão (tais como aqueles específicos à gestão ambiental, gestão de segurança e saúde ocupacional, gestão financeira e gestão de riscos), não inclui todos os requisitos específicos para esses sistemas. A API Spec Q1 pode ser utilizada quer em conjunto com, ou independente de outros documentos específicos da indústria (como as especificações de produtos).
API Spec Q1 pode ser usada por partes internas e externas, incluindo organismos de certificação, para avaliar a capacidade da organização para atender aos requisitos do cliente, estatutários, e os requisitos regulamentares aplicáveis ao produto e necessidades da organização.
A API Spec Q1 promove a integração de uma abordagem de processo com a aplicação de seções específicas no desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade. Isto proporciona um controle contínuo sobre todos os processos planejados para atendimento aos requisitos estabelecidos, bem como facilita o controle sobre o inter-relacionamento de processos.
Para uma organização funcionar de maneira eficaz, ela tem que determinar e gerenciar diversas atividades interligadas. Uma atividade que transforma entradas em saídas pode ser considerado um processo. Atividades do processo inclui a determinação das necessidades de toda da organização, o fornecimento de recursos e a realização do produto, a identificação da sequência correta ou ordem em uma série de atividades, monitorando e avaliando a eficácia das atividades realizadas, e aplicar as alterações ou correções para essas atividades, conforme necessário.
OBJETIVO DA API SPEC Q1
O objetivo da API Spec Q1, 10ª edição é fornecer os requisitos básicos para o desenvolvimento de um sistema de gestão de qualidade que ofereça a melhoria contínua, enfatiza a prevenção de defeitos, e se esforça para minimizar a variação e desperdícios das organizações. Foi concebida para promover a confiabilidade no setor de óleo e gás natural. Ajuda as organizações a atuarem com segurança em um cenário industrial em rápida evolução, ao mesmo tempo em que mantém os mais altos padrões de qualidade. Não é a intenção da API Spec Q1 impor uniformidade na estrutura de sistemas de gestão da qualidade ou uniformidade da documentação.
O atendimento aos requisitos das especificações API para a fabricação de produtos, como por exemplo, API 2F, 5L, 5CT, 6A, 6D, 9A, 16A, 11B, 11E, 17D, 17J, requer o planejamento e implementação de processos de controle de projeto, compra de matéria prima, fabricação, controle da qualidade, marcação e expedição que atendam aos requisitos das especificações, que são processos que estão previstos no Sistema de gestão da API Spec Q1.
A implementação dessas mudanças nos processos e no Sistema de Gestão da Qualidade prepara a empresa para obter a licença de uso do Monograma API em seus produtos e também para as auditorias de qualificação de fornecedores promovidas por empresas da indústria do óleo e gás natural no mundo todo.
Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é uma forma sistemática de monitoramento e controle das atividades essenciais do seu negócio, para melhorar continuamente produtos, processos e pessoal.
A QUALIGEST pode apoiar o desenvolvimento, implementação e manutenção de Sistemas da Qualidade em conformidade com os requisitos do American Petroleum Institute (API) e da International Organization for Standardization (ISO), levando à obtenção de Licença de uso do Monograma API e de Certificações ISO. Estes serviços incluem diagnóstico (avaliação de gaps), desenvolvimento de manuais, procedimentos, instruções de trabalho, objetivos, formulários e relatórios; estabelecimento de estratégias de implementação, treinamento do pessoal de atendimento ao cliente, e assistência durante as auditorias de certificação.
A QUALIGEST desenvolve um Sistema de Qualidade, especificamente adaptado às necessidades do cliente e suas operações, visando garantir a continuidade do sistema com um mínimo de interferência nas atividades diárias do negócio. A QUALIGEST revisa os procedimentos, métodos e tecnologias atualmente em uso pela sua empresa para alinhá-los aos requisitos das normas.
A busca da certificação API Spec Q1, Especificação para Sistemas de Qualidade, permite às empresas atenderem aos seus requisitos tornarem-se uma organização certificada API Spec Q1 e ao mesmo tempo ISO 9001:2015.
API SPEC Q2 - 2ª Edição, 14 de julho de 2021
Especificação para Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade para Organizações de prestação de serviços para a indústria de Petróleo & Gás Natural
A API Spec Q2 foi desenvolvida para alinhar os sistemas de gestão da qualidade das organizações de fornecimento de serviços para a indústria de Petróleo & Gás Natural. Define os requisitos de sistema fundamentais da gestão de qualidade e quando alimentado com os requisitos do cliente, o documento cria uma base sólida para o sistema de gestão da qualidade.
Embora existam outros documentos de sistema de gestão da Qualidade que podem ser aplicados (por exemplo, API Spec Q1), a API Spec Q2 foi criada para fornecer orientações específicas para esta indústria de modo a facilitar o desenvolvimento e implementação do sistema de gestão da qualidade eficiente para organizações de fornecimento de serviços.
Os requisitos genéricos foram complementados por requisitos adicionais que visam a execução de serviços ou fornecimento de produtos relacionados com a execução dos serviços. Os requisitos são estruturados de forma a minimizar o risco de não-conformidades na execução de um serviço. A API Spec Q2 inclui alguns elementos de outros sistemas de gestão, mas no entanto não inclui todos os requisitos específicos destes sistemas, tais como aqueles em particular para a gestão do meio ambiente, saúde e segurança, gestão financeira ou gestão de risco ocupacional. A API Spec Q2 pode ser usada em conjunto com orientações de outros documentos específicos do setor.
API Spec Q2 pode ser usada por partes internas e externas, incluindo organismos de certificação, para avaliar a capacidade da organização em atender aos requisitos do cliente, estatutários, e os requisitos regulamentares aplicáveis ao produto e às necessidades da organização.
A API Spec Q2 promove a integração de uma abordagem de processo com a aplicação de seções específicas no desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade. Isto proporciona um controle contínuo de todos os processos planejados para atendimento aos requisitos estabelecidos, bem como facilita o gerenciamento dos inter-relacionamentos dos processos.
Para que uma organização funcione de maneira eficaz, ela deve determinar e gerenciar diversas atividades interligadas. Uma atividade que transforma entradas em saídas pode ser considerada um processo. Atividades do processo incluem a determinação das necessidades de toda a organização, fornecimento de recursos e realização do produto, identificação da sequência correta ou da ordem em uma série de atividades, monitorando e avaliando a eficácia das atividades realizadas, e aplicar as alterações ou correções para essas atividades conforme necessário.
OBJETIVO DA API SPEC Q2
O objetivo da API Spec Q2 é fornecer os requisitos mínimos para o desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade que oferece a melhoria contínua, enfatiza prevenção de falhas e se esforça para minimizar a variação e desperdício de organizações de fornecimento de serviços. Foi concebida para promover a confiabilidade nas organizações na oferta do serviço para as indústrias de Petróleo & Gás Natural.ANÁLISE DE GAP E AUDITORIA PRELIMINAR
ANÁLISE DE GAP
Nesta análise verifica-se como e se o sistema de gestão atende aos requisitos do API. O consultor identifica e reporta os gaps encontrados em um relatório para o cliente. Este tipo de avaliação é mais indicado quando se está na fase inicial de implementação de um sistema de gestão. Esta análise tem uma abordagem mais ampla e avalia o sistema de gestão ou procedimentos existentes de encontro aos requisitos de uma norma específica em sua última revisão (API Spec Q1 10ª edição, API Spec Q2 2ª edição, ISO 9001:2015, ISO 19600 e a ISO 37001 ou outra).
AUDITORIA PRELIMINAR
Neste tipo de avaliação, o sistema de gestão é verificado contra os requisitos de uma Norma de gestão. O plano da visita é estabelecido pelo cliente e não requer que cubra todos os requisitos da Norma de gestão. Este tipo de avaliação é mais indicado quando os requisitos do sistema de gestão estão parcialmente ou totalmente implementados e se deseja identificar em qual grau de maturidade está a implementação e onde devem ser focados os esforços para a etapa de certificação.
Ambos os tipos de avaliação do sistema de gestão determinam a conformidade do sistema de gestão para a certificação, podendo ser do todo ou de partes do sistema.
A visita também fornece uma oportunidade para esclarecer alguma preocupação que se possa ter referente ao sistema ou ao processo de avaliação. Nossos consultores possuem experiência e adotam uma abordagem prática para agregar valor ao processo.
Avaliações desse tipo estão sujeitas a limitações de tempo e a uma técnica restrita de amostragem. Elas concentram-se em interpretação e implementação dos requisitos relevantes, não em detalhes de conformidade. Amostragens dentro de áreas escolhidas indicarão pontos fortes e pontos fracos. Entretanto, é importante lembrar que mesmo que um problema não tenha sido identificado em uma área, departamento ou elemento do sistema, não necessariamente significa que eles não existam. Esse aspecto será determinado na auditoria de certificação.
RELATÓRIO DE GAPS
As constatações serão reportadas, tanto verbal quanto formalmente, no final da visita. Caso contratado e acordado previamente, um relatório documentado é deixado ou enviado posteriormente para o cliente.
O relatório tem um formato padrão que define o escopo da avaliação, registra as constatações e fornece informação para a certificação.
REGISTRO DA AUDITORIA PRELIMINAR
É elaborado pelo avaliador durante a avaliação e uma cópia será entregue ou encaminhada posteriormente ao cliente. O relatório é elaborado usando um modelo de Relatório de auditoria interna com as observações que indicam o grau de gravidade. A graduação das observações permitirá ao cliente focar nas áreas críticas do sistema de gestão onde é necessário um trabalho adicional antes do processo de certificação.
Os relatórios detalharão as conclusões e recomendações do avaliador referentes à prontidão para a avaliação de certificação da empresa. A QUALIGEST, pelo seu Código de Ética e cláusula de contrato, assegura a confidencialidade. Não será repassada qualquer informação obtida de uma organização (incluindo o conteúdo dos relatórios) a qualquer outra pessoa ou organização sem a permissão do cliente (exceto se requisitado pelo órgão acreditador, caso seja dada continuidade com a avaliação de certificação).
