PROGRAMA DO MONOGRAMA API
Alinhamento às Normas API de Produto
Todos os dias, em todo o mundo, a indústria de petróleo e gás natural depende de equipamentos e produtos identificados com o Monograma API para garantir a sua qualidade. Projetado para fabricantes de equipamentos de produção, equipamento de perfuração e, agora, equipamentos de refinaria, o "API Monogram Program" permite que as empresas mostrem ao mundo que possuem a capacidade de fornecer produtos que atendam, de forma consistente, aos requisitos das especificações de produto estampando em seus produtos a marca de conformidade API.
O atendimento aos requisitos das especificações API para a fabricação de produtos, como por exemplo, API 2F, 5L, 5CT, 6A, 6D, 9A, 16A, 11B, 11E, 17D, 17J, requer o planejamento e a implementação de processos de controle de projeto, controle na compra de matéria prima, fabricação, controle da qualidade, marcação e expedição que atendam aos requisitos das especificações. Também é mandatório que o Sistema de Gestão da Qualidade da empresa atenda aos requisitos da especificação API Spec Q1 - 10ª Edição, que contém requisitos alinhados aos requisitos da norma ISO 9001:2015, embora a ISO tenha mais requisitos na sua nova versão.
A implementação dessas mudanças nos processos e no Sistema de Gestão da Qualidade prepara a empresa para obter a licença de uso do Monograma API em seus produtos e também para as auditorias de qualificação de fornecedores promovidas por empresas da indústria do petróleo e gás natural no mundo todo. As empresas que obtém a Licença de Uso do Monograma são incluídos no "Composite List", listagem que está disponível online no site www.api.org e é uma referência mundial para empresas que buscam comprar materiais e equipamentos para o setor de óleo e gás.
REQUISITOS DO PROGRAMA DO MONOGRAMA
Para obter a licença de uso do monograma API em seus produtos, as empresas precisam atender aos seguintes requisitos:
-
Implementar e manter, o tempo todo e para todos os produtos, um Sistema de Gestão da Qualidade que atenda à especificação API Q1.
-
Demonstrar o atendimento a todos os requisitos da especificação API do produto objeto da Licença;
-
Os requisitos do Monograma API são regidos pelo Contrato de Licença do API, que especificam as condições de uso do monograma;
-
Cumprir os requisitos do contrato de uso do monograma;
-
Passar por uma auditoria anual do API.
A Qualigest ajuda as empresas a interpretarem os requisitos das normas de produto e das normas de sistema de gestão, bem como elabora um Plano de Ação para, em um prazo de 6 a 8 meses, preparar as empresas a se candidatarem ao Programa do Monograma API.
Para mais informações sobre o processo de certificação acesse o site do API - https://www.api.org/
A QUALIGEST, quando em consultoria para apoio à implementação ou alinhamento às Especificações de Produto API, adota uma abordagem que atenda ao cliente e que, de modo geral, segue as etapas abaixo:
ETAPAS:
-
Realizar Workshop para dar uma visão geral do Programa do Monograma e da especificação relacionada;
-
Verificar se o Sistema de Gestão está alinhado à API Spec Q1 - 10ª Edição;
-
Verificar a capacidade de produção da empresa para atender aos requisitos;
-
Verificar se os requisitos das especificações relacionadas estão sendo cumpridos em todas as áreas (no caso de empresas que já estarem adotando uma especificação);
-
Fornecer apoio técnico para a implementação das especificações relacionadas (incluindo treinamentos, apoio na elaboração de procedimentos, formulários e registros, qualificação de fornecedores, e outros);
-
Realizar uma auditoria interna;
-
Apoiar a resolução das não-conformidades encontradas;
-
Apoiar no preenchimento dos formulários de aplicação para o Monograma API;
-
Acompanhar a auditoria de certificação;
-
Apoiar a manutenção e a melhoria contínua do sistema.

MONOGRAMA API
Normas API de produto
