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CONSULTORIAS DE APOIO Á GESTÃO 

Diagnóstico e Identificação de
Gaps na Gestão

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IDENTIFICAÇÃO DE GAPs

O Diagnóstico da Gestão promove uma visão sistêmica da empresa, fornecendo feedback para seu contínuo aprimoramento. Apresenta aos gestores o atual estágio da gestão frente aos Modelos de Excelência na Gestão de forma rápida.

São identificados neste processo:
 

  • O quanto os processos, relacionados a cada Fundamento, estão gerando de resultados para o negócio e se esses resultados serão sustentados no futuro;

  • Os pontos fortes que sustentam a gestão e as lacunas (oportunidades para melhoria) que impedem a obtenção de melhores resultados;

  • Preparação de plano de ação para implantação de melhorias.

Gestão por Processos

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MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Inicia com o mapeamento de todos os processos da organização, permitindo a definição clara de responsabilidades e de autoridade sobre o desempenho dos processos. Utilizando ferramentas como fluxogramas, mapa de processos, SIPOC (suppliers, input, process, output, clients) para identificar as atividades e suas interfaces, o mapeamento de processos permite a implantação de um dos fundamentos da excelência em gestão: a abordagem por processos.

A partir da identificação dos processos, suas atividades e produtos é possível estabelecer uma estrutura de gerenciamento com base em indicadores de desempenho, competências requeridas às pessoas envolvidas, procedimentos de execução e de controle, bem como a capacidade e a variabilidade de cada processo.
 

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE MONITORAMENTO DO DESEMPENHO DE PROCESSOS

Um dos fundamentos da excelência em gestão é que as decisões sejam tomadas com base em fatos e dados. Para que isso seja possível é necessário que as organizações implantem um sistema de indicadores que meçam o desempenho da organização nos níveis estratégico, gerencial e operacional. A este sistema de indicadores chamamos de Sistema de Medição do Desempenho, às vezes também chamado de Painel de Bordo.

Os indicadores do nível estratégico correspondem àqueles utilizados para monitorar as estratégias, e para isso utilizamos metodologia baseada no Balanced Scorecard, desenvolvida por Kaplan e Norton. Para os indicadores do nível operacional utilizamos os indicadores de monitoramento dos processos, e para os indicadores gerenciais utilizamos uma combinação entre indicadores desdobrados das estratégias e indicadores que promovam a melhoria do desempenho de cada setor da organização.

TREINAMENTOS
• Metodologia de gerenciamento de processos
• Controle estatístico de processo

CONSULTORIA
• Mapeamento dos processos
• Implantação de sistema de monitoramento do desempenho de processos

Planejamento Estratégico

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GESTÃO ESTRATÉGICA

Num mundo em que a única certeza é a mudança, como assegurar a sobrevivência das organizações em longo prazo? O processo de planejamento estratégico procura identificar os cenários possíveis de acontecer no futuro e com isso determinar qual o melhor posicionamento da organização nestes cenários futuros, direcionando suas ações atuais para maximizar o desempenho.

Utilizando-se de ferramentas como estudo de cenários, modelo de Porter, matriz SWOT, método de Pine para definição do posicionamento estratégico, entre outras, é possível formular objetivos estratégicos a serem alcançados pela organização num horizonte de tempo compatível com suas atividades e seu mercado.
 

Nosso modelo de planejamento estratégico inclui o desdobramento das estratégias entre as diferentes áreas da organização até o nível de planos de ação. E depois utiliza uma ferramenta que permite o monitoramento desses planos de ação e a análise crítica periódica dos resultados alcançados, permitindo, se necessário, a reformulação das estratégias de modo proativo, implantando o que chamamos de Administração ou Gestão Estratégica.

TREINAMENTOS
• Planejamento estratégico e Balance ScoreCard
• Sistema de Medição do Desempenho (Balance ScoreCard)

CONSULTORIAS
• Diagnostico do estágio atual do planejamento estratégico
• Condução da elaboração do planejamento estratégico

Qualificação de Fornecedores

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AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

 

Avaliação da capacidade fabril e/ou de realização dos serviços, bem como da capacitação técnica, gerencial, recursos existentes (equipamentos, área, pessoas) em saúde, segurança e meio ambiente para permitir a qualificação de fornecedores, tanto para cadastramento numa lista de fornecedores qualificados, quanto para antes da colocação de uma ordem de compra.

Possuímos experiência na avaliação de fabricantes de equipamentos para a indústria de petróleo, petroquímica, energia, construção naval e de empresas de engenharia e de construção.

CONSULTORIAS


• Avaliação da capacidade técnica – consiste na verificação da experiência anterior e na adequação dos equipamentos, métodos de trabalho e competência das pessoas para atender a uma ordem de fornecimento.

• Avaliação da capacidade gerencial – consiste na avaliação do sistema de gestão, certificado ou não, utilizado pelo fornecedor para assegurar o cumprimento dos requisitos contratuais dos clientes.

• Avaliação da capacitação em SMS – consiste na avaliação do sistema de gestão da saúde e segurança no trabalho e da gestão de seus impactos ambientais para verificar sua adequação ao atendimento dos clientes e requisitos legais aplicáveis.

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